sábado

Palestra sobre Liderança e Gestão marcou a manhã da última quinta-feira

 
http://andreaferrariconectacallcenter.files.wordpress.com/2010/08/sebraee.jpg?w=220&h=100
 
Na última quinta-feira, 27, aproximadamente 30 pessoas puderam desfrutar da palestra ministrada pelo educador, palestrante, facilitador e instrutor do SEBRAE, Valdolírio Junior, sobre Empreendedorismo – Liderança e Gestão de Negócios, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Pedras de Fogo, às 9h.

Com o intuito de fazer com que os empreendedores saibam gerir e pensar sobre as melhores maneiras de administrar seu negócio, Valdolírio explanou características essenciais para que sejamos considerados líderes.

Primeiramente, devemos nos preparar antecipadamente para o futuro, determinando visões, alocando ideias adiante. Não podemos agir como todos já agiram, ou correremos o risco de seguirmos os mesmos erros fincados no passado, acomodando-nos. “Não é evolutivo fazer o que todos já fizeram. Evolutivo é abrir a cabeça para novas perspectivas e pensar no futuro, não no passado”, disse o palestrante.

Aos espectadores, foi descrita com clareza a definição do que é ser líder. Embora pensemos no líder como super-herói, como patrão ou como especialista (colocando-o em um pedestal, como se liderança fosse sinônimo de sabedoria explêndida), tais visões são perigosas e não necessariamente corretas. Líder, na verdade, é aquele que tem visão, que leva as pessoas a visitar o futuro, que tem comando, que mostra o caminho... É aquele que sabe comunicar-se, que não vê barreiras para motivar outrem, para dar às pessoas o motivo que as levam a agir... É aquele que organiza equipes, que tem a capacidade de solucionar problemas (ainda que não seja dono de todas as respostas), que consegue evitar conflitos, que administra mudanças... ser líder é capacitar os outros à ação, é estabelecer metas, cumpri-las... É orientar, apoiar, reiterar para motivar.

Valdolírio Junior apresentou, ainda, exemplos reais de líderes, que marcaram historicamente a humanidade, que desafiaram processos, superaram barreiras, nunca temeram o fracasso, que inspiraram uma visão compartilhada e tornaram o nosso mundo mais desenvolvido. Foram eles: Nelson Mandela, Luther King, Juscelino Kubitschek, Madre Tereza de Calcutá e, como não poderia deixar de ser, Jesus Cristo, o modelo a ser seguido mais verdadeiro e honroso de todos os tempos.

"Liderança é... um papel que se desempenha... em determinado contexto... em função de relacionamentos". Pensemos juntos: qual liderança queremos e como ela pode ser desenvolvida? Sobretudo, não esqueçamos: não podemos ser líderes em todos os momentos!

Apresentação belíssima e motivadora, que inspirou os presentes a desenvolver projetos de direção mais eficazes em qualquer que seja o ambiente de trabalho.

A palestra nos motivou a pensar em nossa prefeita. Maria Clarice Ribeiro Borba encoraja nossos corações, orienta seus funcionários, passa-nos credibilidade e confiança, promove-nos a criatividade, dá significado ao nosso trabalho, persevera conosco, mesmo em tempos difíceis, dá-nos exemplos de ações simples e coerentes, trata todos os servidores como moradores do seu imenso coração (como dito em outro post), e faz de pequenas coisas, grandes sucessos. À nossa líder, sinceros agradecimentos!

EDITORIAL/PMPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário