quarta-feira

PEDRAS DE FOGO NA PARAÍBA E ITAMBÉ PERNAMBUCO TEM A MAIOR FEIRA LIVRE DA REGIÃO


 
Na cidade de Pedras de Fogo na Paraíba, e Itambé Pernambuco os moradores e visitantes encontram a maior feira livre da região da zona da mata Pernambucana e do finzinho do litoral sul Paraibano.
Nessas duas cidades que são gêmeas, mas em estados diferentes você encontra a típica hospitalidade nordestina além da deliciosa cozinha Paraibana e Pernambucana. Falando Assim
Dessas duas cidades chego até a confundir a mente por que são cidades irmãs divididas apenas por uma faixa que diferencia um da outra, ou seja, um estado do outro. Assim por este motivo tudo que se faz no centro de uma cidade conseqüentemente a outra participa,assim é a maior feira livre da região.
 
Durante os dias de feira as duas cidades são verdadeiramente invadidas pelo comércio livre local,além de comerciantes que vem de todas as cidades circunvizinhas como : Alhandra – PB,Caaporã – PB,Juripiranga – PB,Ipiranga – PE que também são distritos da cidades de Itambé e Pedras de fogo,Além das demais cidades Itabaiana,Santa Rita,Baieux,Goiana,Timbaúba,Ferreiros,São Vicente Ferrer,Macaparana e etc.
Na feira livre você encontra de tudo, quando eu falo de tudo é de tudo mesmo desde hortifruti
Até material de construção, um dos maiores atrativos da feira livre é o tradicional café da manhã nas barracas de lona das senhoras mais antigas da cidade que varia entre: Cuscuz com carne de bode guisada ou Galinha de Cabidela até o mais simples pãozinho com manteiga da terra com o tradicional café torrado à mão. Mesmo com a evolução da cidade no comércio fixo como restaurantes ,supermercados ,bares e lanchonetes;muitos conterrâneos preferem seguir da maneira tradicional tomando café na feira bebendo a pinga dos alambiques e fazendo suas compras no meio do povão. Desde o nascimento dessas duas cidades lá pelos anos de 1860 que já se existia pequenos povoados com feira livre que se seguem até os dias de hoje, uma feira que tudo que você quiser vender você vende. Nos dias em que se sucedem a feira o número de visitantes e feirantes passam de 5 a 10 mil pessoas dependendo do dia da feira.
É bem verdade que eu como um bom nordestino e cabra da peste também vou para minha feira livre e compro lá de tudo que minha casa precisa. É por essas e outras coisas que Pedras de Fogo e Itambé são um dos melhores lugares para se viver na zona da mata e litoral sul desses dois estados. 

EDITORAL/Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário