sexta-feira

Deputado Manoel Júnior leva prefeitos a Brasília para reunião com técnicos do Ministério da Saúde



Foram três semanas de organização, mas tudo saiu como o planejado. Nesta terça-feira, 13, um grupo de 10 Prefeitos paraibanos foram a Brasília participar de uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde, a convite do deputado federal Manoel Junior (PMDB) em busca de melhorias no âmbito da saúde municipal.

A reunião foi presidida conjuntamente pelo assessor especial do Ministério da Saúde, Edson Pereira de Oliveira e pelo deputado Manoel Junior e contou com a participação dos prefeitos Gilseppe de Oliveira Sousa (Aroeiras); Luzinectt Teixeira Lopes (Barra de São Miguel); Quintino Régis de Brito Neto (Conde); Antonio Justino de Araújo neto (Dona Inês); Austerliano Evaldo Araújo (Gado Bravo); Sueli Madruga Freire (Lagoa de Dentro); José Lins da Silva Filho (Natuba); Paulo da Cunha Torres (Riachão), Adaurio Almeida (Salgado de São Félix) e Roberto Pedro Medeiros (São João do Cariri). Os municípios de Cuité e Pedras de Fogo foram representados pelos secretários municipais de saúde, Gentil Pereira e Kilza Ribeiro, respectivamente.

Durante o encontro, os técnicos do Ministério da Saúde apresentaram os programas prioritários da pasta no âmbito da atenção básica, da média e da alta complexidade e orientaram os gestores sobre as mudanças, exigências e os trâmites legais necessários para aderir aos programas e obter os recursos necessários para a sua implantação.

Pelo porte dos municípios que participaram da reunião, serão priorizados este ano, os projetos que contemplem a atenção básica à saúde. Isso inclui a ampliação, reformas e informatização das unidades básicas de saúde; assistência oftalmológica através do Projeto Olhar Brasil, bem como, a implantação, reforma e ampliação das Academias de Saúde. 

No que se refere à média e alta complexidade, a prioridade será para os projetos voltados para o atendimento oftalmológico especializado, no âmbito do Projeto Olhar Brasil e para a área de oncologia, com foco nas propostas para ampliação e criação de unidades de saúde que ofertem os serviços de diagnóstico e tratamento para o câncer de mama e colo do útero.

Durante a reunião, também foram discutidas as novas configurações para contratação de médicos na Estratégia Saúde da Família por parte dos municípios, regulamentadas pela portaria 2027/2011.

Com tempo para expor suas demandas individualmente, cada prefeito apresentou suas prioridades e os técnicos acolheram todas as solicitações para apresentar ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha ainda esta semana.

A reunião contou com a participação dos assessores técnicos Dirceu Klitzke e Dayse Mendonça do Departamento de Atenção Básica; Andressa Gorla do Departamento de Regulação Avaliação e Controle de Sistemas; Simone Studer Sales e Luciana Nunes da Coordenação Geral de Urgência e Emergência e Crystina Aoki da Coordenação Geral de Media e Alta Complexidade.

Segundo Manoel Junior, o Estado da Paraíba está enfrentando problemas muito graves na área da saúde e esta foi uma oportunidade ímpar que os prefeitos e secretários municipais de saúde tiveram para tirar suas dúvidas e trocar experiências entre si e com técnicos altamente qualificados do Ministério. “A ajuda do Governo Federal neste momento é muito importante, já que muitas vezes, nossos prefeitos e prefeitas não podem contar com o apoio do Estado”. 
 
“Esta reunião foi importante também, para orientar os prefeitos e seus secretários sobre quais as linhas de financiamento estão disponíveis pelo Ministério da Saúde para atender as demanda dos municípios tanto na atenção básica, quanto na média e alta complexidade, para que possamos atender da melhor forma possível, de forma cidadã, o povo paraibano”, declarou Manoel Junior.

O deputado Manoel Junior encerrou a encontro agradecendo publicamente ao ministro Padilha e toda a sua equipe técnica pela realização do evento. “Este momento foi de extrema importância para o movimento municipalista paraibano e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no nosso Estado”. 
 
Editoral/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário